Segue nota publicada pelo DCE no dia 19/12/14:
Os Centros e Diretórios Acadêmicos da UFBA – enquanto entidades de representação estudantil na luta por uma universidade mais justa - manifestam seu apoio à Ocupação da Reitoria pelos estudantes no dia 15.12.2014.
O semestre na Universidade caminha para o término mas os problemas das e dos estudantes está longe do fim. As dificuldades enfrentadas pelas Instituições Federais de Ensino em sua administração e estrutura física são históricas e o que tem sido feito ao longo desses anos é apenas um “apagar do incêndio”. Apontam soluções para problemas imediatos mas não buscam resolver os problemas a longo prazo.
O governo federal prevê um corte no orçamento para a educação em 2015. Esse corte é inaceitável! Por isso os desafios para a educação brasileira serão ainda maiores nos próximos períodos. Precisamos pautar cada vez mais lutas, em nível nacional, em defesa da qualidade da educação em nosso país!
Um desses desafios é a situação da Assistência Estudantil. No último final de semana (14 e 15 de dezembro de 2014) após as fortes chuvas em Salvador, a Residência 1 localizada no Corredor da Vitória alagou. Houve perda de alguns bens materiais, além da impossibilidade de concluir um semestre inteiro de dedicação e muito esforço. As bolsas (alimentação, auxílio-moradia, pesquisa e etc) também tiveram grandes atrasos. Esses problemas colocam nossa vida e formação acadêmica em risco. O corte das bolsas CAPES, por exemplo, aconteceu em mais de 8 estados do país.
A assistência Estudantil nunca foi prioridade nas universidades e não seria diferente na UFBA. Para afirmar isso é só observar ao nosso redor: muitos problemas, poucas soluções. Em tempos de restrições orçamentárias, por que a Assistência Estudantil é sempre a principal afetada? Por que outros setores da Universidade não são tão afetados? Por que o ônus dos problemas sempre recaem para bolsistas e residentes?
Para enfrentar os desafios que virão surge uma dúvida: A Reitoria continuará fortalecendo os setores que lucram com a Universidade em detrimento da garantia da permanência dos estudantes dentro dela?
Defendemos uma Universidade em que todas as pessoas que nela adentraram possam permanecer e concluir sua formação com a devida qualidade. Por isso a Reitoria da Universidade Federal da Bahia está ocupada por estudantes desde o dia 15 de dezembro de 2014. Exigimos da UFBA uma resposta que resolva os problemas de forma imediata mas que definam também soluções também a longo prazo. O jogo do “apagar do incêndio” não resolve nossos problemas! Exigimos compromisso e responsabilidade da Administração da Universidade com a vida das e dos estudantes!
Compromisso e prioridade com a Assistência Estudantil!
Assistência Estudantil é direito, não favor!
Assinam essa nota:
Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Gestão Linha de Frente
Diretório Acadêmico de Psicologia – Gestão O Silêncio Atordoa
Diretório Acadêmico de Fisioterapia – Gestão MoveMente
Centro Acadêmico Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Centro Acadêmico de Nutrição – Herbert de Souza
Centro Acadêmico de Farmácia – Ferreira Gomes
Diretório Acadêmico de Enfermagem – Frederico Perez
Centro Acadêmico de Biologia
Centro Acadêmico de Odontologia – Jaime Bandeira
Diretório Acadêmico de Educação Física
CARB (Centro Acadêmico Ruy Barbosa) – Gestão Baobá
CACE&T – Gestão Integração
Centro Acadêmico de Filosofia
Centro Acadêmico do BI de Artes – Aquarela das Artes
Centro Acadêmico de Geografia – Novas Coordenadas
Centro Acadêmico do Bi de Humanidades – Amar e mudar as coisas nos interessa mais
Centro Acadêmico da Faculdade de Comunicação - Gestão Baobá
Diretório Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental
Centro Acadêmico de Engenharia Química
Centro Acadêmico de História – Luiza Mahin
Diretório Acadêmico de Museologia
Diretório Acadêmico de Engenharia Mecânica
Diretório Acadêmico de Minas
Diretório Acadêmico Engenharia Civil
Diretório Acadêmico de Engenharia de Computação
Diretório Acadêmico de Agrimensura e Cartográfica
Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção
Diretório Acadêmico de Teatro
Diretório Acadêmico de Engenharia Mecânica
Nenhum comentário:
Postar um comentário