35 graus. Era uma manhã escaldante de quarta-feira. Olhei para a calça jeans no armário, mas era tanto calor que não fazia o menor sentido usá-la. Coloquei um short e fui para a faculdade. Depois de comer um salgado na cantina, fui subir as escadas para ir pra aula, quando, de repente, senti aqueles olhares. Aqueles que fazem com que eu me arrependa por ter escolhido esse (maldito!) short. Aqueles que analisam minhas pernas de fora e que dão notas para a minha bunda. Aqueles que constrangem, intimidam, que me fazem subir as escadas cada vez mais rápido.
Era uma sexta-feira à noite. Como ia para uma festa logo depois da aula, já fui de saia e salto para a faculdade. Durante o intervalo, vou pra cantina. Observo um grupo de homens sentados atrás da(quela) escada examinando todas as mulheres que subiam e desciam, como se estivessem numa degustação de vinhos. Entre risos, suspiros, cutucadas e até fotos tiradas pelo celular, subo pela rampa numa tentativa de fugir dessa análise mercadológica.
A "Escada do Lance" é só mais uma das diversas manifestações do machismo que ainda é tão vivo na nossa Faculdade. Pode estar de short, saia, vestido, jeans, leg ou burca: a roupa que ela está usando não te dá o direito de invadir o seu espaço. Que nesse novo semestre, deixemos as mulheres subirem e descerem uma escada sem que se sintam constrangidas com isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário