Desde o final de 2014, a UFBA recebe menos créditos orçamentários por conta dos cortes do governo federal. Essa diminuição afetou diretamente o orçamento previsto para 2015, o qual começou com um rombo de R$25 milhões vindos do reitorado anterior, visto que parte do dinheiro em caixa está destinado ao pagamento de dívidas antigas.
Desse modo, a Universidade vem comunicando diversos cortes de gastos para o decorrer do ano: teremos uma diminuição de 2% na destinação de verbas para custos de pessoal, o setor de terceirizados ficará debilitado em 25%, decisão que impacta principalmente os cursos que necessitam diretamente da mão-de-obra terceirizada, como por exemplo, Odontologia; o custeio da estrutura que já existe na Universidade e os investimentos para melhorias terão uma redução de 10%, o que reflete em menos tempo de uso dos aparelhos de ar-condicionado e ventiladores, possíveis racionamentos de água e luz e poucas expansões dos campi da Universidade.
Assim, a crise afeta a conclusão de obras pensadas há muito tempo, como o RU do PAC, que necessitou de uma emenda parlamentar de 24,7 milhões para que fosse implementado, bem como as obras da Faculdade de Direito, inclusive o auditório Raul Chaves. O vice-reitor da UFBA, Paulo César Miguez de Oliveira, garantiu que a instituição vai manter o apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da assistência estudantil, tendo esta recebido um aumento da destinação da verba orçamentária. Mesmo assim, podemos esperar que mais cortes apareçam, segundo as previsões da UFBA. Todo o racionamento vem por conta do corte nacional de gastos com educação, estipulado pelo Governo Federal. Uma grande incoerência, visto que o lema do atual Governo é "Pátria Educadora" e, mesmo assim, fez na educação pública um corte de R$7 bilhões.
O tema precisa ser debatido pelos três setores da Universidade com urgência. E é também por isso que estará na pauta da Assembléia Geral da FDUFBA, no dia 23 de abril, com o intuito de suscitar o posicionamento do corpo discente sobre a questão. A convocatória sairá ainda neste fim de semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário