Olá, pessoal!
Então, temos notado que xs estudantes da nossa Faculdade estão com dúvidas sobre as monitorias, se vão sair os editais, quando vão sair e sobre o porquê da demora! Por isso, fizemos essa notinha para explicar algumas coisas.
Como é de conhecimento de uma parte de vocês, mas é preciso explicar para quem ainda não sabe, a faculdade tem um prazo para enviar os editais de monitoria, elaborados pelxs docentes interessadxs no programa, para a PROGRAD (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), órgão daqui da UFBA responsável por essa e outras políticas de ensino, como mobilidade estudantil, análise de trancamento de disciplinas, enfim...
Pois bem. A faculdade enviou corretamente, para este órgão, 33 projetos de monitorias, mas, devido à redução de custos pela qual tem optado o governo federal (sem entrar na discussão sobre se isso é necessário ou não, apenas informando), além de ter havido atrasos para liberação das bolsas, apenas 23 das solicitadas foram aceitas.
Desse modo, os departamentos precisaram enxugar os projetos, sem preterir qualquer professorx que pediu monitorxs, e a solução encontrada foi distribuir uma bolsa a cada docente. Mas, como assim? Deixa a gente explicar: professorxs submetidxs ao regime de 20 horas têm direito a solicitar 1 monitorx; xs de 40 horas podem, por outro lado, requerer 2; e xs que são dedicação exclusiva, 3. Assim sendo, o que foi definido pelos departamentos, e acatado pelxs docentes, foi que cada umx ficaria apenas com umx monitorx bolsista. Entendido?
Bem, como essa questão já foi solucionada, é apenas questão de tempo que os editais sejam publicados. Só não sabemos ainda quais disciplinas e professorxs estão ofertando monitorias, mas a lista deve ser disponibilizada até o fim dessa semana. Emoticon smile
Bom lembrar que, apesar de termos 23 bolsas aprovadas, nem todas estão abertas a novas seleções, visto que cada monitorx pode ficar por 2 anos na mesma matéria, com x mesmx professorx, de modo que algumas vagas já estão ocupadas.
Capiche?
Então até a próxima! Beijão!