quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Tabela de atividades complementares

As atividades complementares constituem um conjunto de atividades que visa ampliar o conhecimento dx alunx dentro da sua área para além da sala de aula. Tais atividades possuem uma carga horária mínima que deve ser cumprida para que x discente se forme no seu curso. Para xs estudantes de Direito da UFBA, a carga horária difere a depender do turno (e, para xs alunxs do diurno, difere também para xs ingressxs de antes e depois de 2010, devido ao currículo):

DIURNO (A PARTIR DE 2010) - 360 HORAS

NOTURNO – 100 HORAS

X alunx deverá cumprir pelo menos 3 (três) atividades distintas da lista para formar carga total:

1. Atividades de extensão: incluem as atividades de extensão descritas no art. 90 do Regimento Geral, tais como cursos, eventos acadêmicos (congressos, seminários, simpósios, mesas redondas etc.), trabalhos de campo e serviços
Diurno – até 216 horas
Noturno – até 60 horas

2. Atividades de pesquisa para elaboração da monografia: toda atividade realizada pelo aluno para esse fim e devidamente certificada pelo orientador.
Diurno – até 144 horas
Noturno – até 40 horas

3. Atividades de pesquisa não relacionada à monografia: compreende a participação em atividade de pesquisa, como bolsista ou voluntário, registrada no NUPEM e que não tenha sido aproveitada como disciplina optativa:

Diurno – até 144 horas
Noturno – até 40 horas

4. Programas especiais: são consideradas aquelas atividades de monitoria, como bolsista ou voluntário, empresas juniores e centros acadêmicos (CARB).

Diurno – até 144 horas
Noturno – até 40 horas

5. Assistência à monografia, dissertações e teses de mestrado e ou doutorado: serão consideradas as presenças em bancas de monografia, mestrado e ou doutorado, comprovadas mediante certidão do presidente das respectivas bancas examinadoras.

Diurno – até 144 horas
Noturno – até 40 horas

6. Disciplinas de outros cursos: compreendem disciplinas cursadas com aprovação na UFBA e em outras instituições de ensino superior que não façam parte do fluxograma do curso, mas que sejam afins. São considerados também cursos na área do direito ou afins, inclusive cursos de línguas e de informática, desde que comprovados e regulamentados.

Diurno – até 144 horas
Noturno – até 40 horas

7. Estágios: aquelas atividades definidas e reguladas pela Lei 11.788/2008.

Diurno – até 150 horas
Noturno – até 50 horas

8. Participação em órgão de representação: incluem a representação estudantil no Colegiado, Departamentos e Congregação.

Diurno – até 180 horas
Noturno – até 50 horas

9. Publicação de artigo: artigos jurídicos ou não, publicados em revista com conselho editorial e com aval do professor da UFBa.

Diurno – até 144 horas
Noturno – até 40 horas

Antes de 2010, para o diurno, a carga total é de 300 horas. Segue o teto das respectivas atividades:

Atividade 1 - 180 horas
Atividade 2 - 120 horas
Atividade 3 - 120 horas
Atividade 4 - 120 horas
Atividade 5 - 120 horas
Atividade 6 - 120 horas
Atividade 7 - 150 horas
Atividade 8 - 150 horas
Atividade 9 - 120 horas

Além disso, de acordo com essa tabela, o mito de que estágio é obrigatório cai por terra.


FONTE: NUPEM

Estatuto e Regimento Geral da UFBA

Segue o link do Estatuto e Regimento Geral da nossa querida UFBA. Este é um documento de extrema importância para que o corpo discente saiba quais são os seus direitos e deveres.

https://www.ufba.br/sites/www.ufba.br/files/estatuto_regimento/index.html

Errata ACCS "Direito e Poder"


Tutorial de matrícula 2015.1

Olá, Egrégia!

Como é do conhecimento e desespero de todxs, o período de matrícula já se iniciou. A fim de sanar as dúvidas, a Gestão Baobá, inspirando-se levemente (leia-se: praticamente copiando) na Gestão Athena do Diretório Acadêmico Plínio Moura da Faculdade de Economia da UFBA (DAECO), vem trazer este belíssimo e prático tutorial para vocês.

CONCEITO:
"A matrícula web é um serviço que está disponível para xs alunxs com o objetivo de descentralizar a renovação semestral de inscrição em disciplinas" e ela ocorre em dois momentos. Eu falei: DOIS MO-MEN-TOS. São eles: (1) solicitação das disciplinas e (2) efetivação da matrícula.

Detalhe importante: x primeirx alunx que fizer a solicitação não vai garantir todas as disciplinas. Logo, não é necessário esse fogo todo de querer se matricular nos primeiros minutos que o sistema abrir. A matrícula é garantida na fase de alocação com base nos critérios de escalonamento adotados por cada colegiado.

Falei grego não, né? Ok? Tranquilo? Certinho? Então borá lá que vou explicar como funciona o escalonamento.
Primeiro, vocês devem saber o que é escalonar. Escalonar é, de modo simples, distribuir obedecendo uma sequencia lógica. Em outras palavras, são regras; em nosso caso, pré-requisitos. Cada colegiado têm os seus critérios de alocação, que podem ser ano de ingresso, ano de formação, escore etc. E cada um define qual critério será prioritário na matrícula.
Exemplo: O Colegiado de Direito define os seus critérios para alocação como sendo ano de ingresso (“antiguidade”) e escore. Então: João, que ingressou em 2008 e tem escore 6.5, numa eventual ~disputa~ de vaga com Maria, que ingressou em 2012 e tem escore 9.0, fica com a vaga disputada, de acordo com os critérios do escalonamento do Colegiado de Direito.
Pronto. Sabendo mais ou menos como funciona o escalonamento, você já fica ciente de como funciona 80% do sistema de matrículas da UFBA. Agora vou destrinchar.


ETAPAS DA MATRÍCULA

1ª etapa: Solicitação da Matrícula WEB.

Como funciona: você acessa o SIAC durante o período de inscrição, que este semestre será do dia 12 a 18 de janeiro, e faz três tipos de solicitação: duas opções de quadro de horários e uma lista de prioridades. Feito isso, quando o sistema encerrar, começa o processo de alocação das vagas, obedecendo à seguinte ordem: 1ª opção de grade de horário, 2ª opção de grade de horário e Lista de Prioridade.
Se todas as suas solicitações para a 1ª opção forem atendidas: PARABÉNS, CHAMPS! Caso alguma disciplina não seja atendida por falta de vagas na turma que você escolheu, o sistema buscará turmas no mesmo horário. Se não encontrar, ele passa para a 2ª opção e repete o mesmo procedimento. Se a 2ª opção não for atendida integralmente, a lista complementar é adicionada e, obedecendo a prioridade, monta uma grade levando em consideração as disciplinas escolhidas nas opções 1 e 2.

DICA DA ÁRVORE:
a terceira lista, também chamada de “Lista Complementar” ou “Lista de Prioridades”, é sempre a melhor opção na Matrícula WEB. Ela comporta opções que chocam horários e até mesmo sobreposição de várias turmas da mesma disciplina (ordinária). Vantagem? Isso facilita a alocação, pois o sistema sempre procurará o máximo de disciplinas solicitadas, em todas as turmas existentes, até encontrar a sua vaga. Além disso, essa opção permite elencar prioridades. Assim, você poderá colocar no topo da lista aquelas disciplinas que está com mais receio de não conseguir as vagas, colocando por último as mais fáceis de sobrarem vagas. O maior índice de satisfação da matrícula web se dá com as pessoas que preenchem a primeira e terceira listas ou apenas a terceira lista. Nunca preencha a primeira e segunda lista ou as três listas, pois isso pode dificultar a alocação.

Ou seja: preencher a primeira e a terceira listas ou apenas a terceira (lista de prioridades). Jamais as três.

No dia 27 de janeiro, o SIAC divulga o seu quadro de horários. Se você estiver satisfeito com o resultado, é só colocar a roupa de banho, partir para a praia e aproveitar as férias; se não, sente, chore e inicie o processo de preparação psicológica para, entre os dias 28 de janeiro a 04 de fevereiro, ir à presencial.


2ª etapa: O prelúdio da guerra - Matrícula Presencial.

Como funciona: Chegue (bem) cedo na Faculdade, entre os dias 28 de janeiro e 04 de fevereiro, e espere ser chamado. A matrícula presencial também tem seus critérios, normalmente separa-se ano de ingresso ou semestre e é chamado por escore decrescente. Caso você não possa comparecer no dia, não se desespere: basta fazer procuração em nome de um colega ou familiar, anexando cópia do seu RG (um modelo simples de procuração pode ser encontrado no www.sgc.ufba.br, na seção “formulários”).
No Colegiado, você pede a inscrição nas disciplinas e corre para o abraço. Mas, se mesmo assim você não conseguir a inscrição, embrace yourselves: winter is coming.
Dica: levem o código da matéria (e paciência, muita paciência).



3ª etapa: THIS IS LIXÃO!

Para começo de conversa: só participa do ajuste x alunx que realizou, pelo menos, a matrícula web ou presencial; se você não participou de nenhuma dessas etapas, você é consideradx como "alunx sem inscrição semestral".
Como funciona: segue os mesmos requisitos da matrícula presencial.
“Ah, mas pra que outra fase de matrícula, se segue os mesmos critérios?”
Porque, jovem gafanhoto, no Lixão você pode tentar vagas em disciplinas do turno oposto ao seu e de outros cursos (que não são disponibilizadas na Matrícula Presencial, visto que esta é o ajuste exclusivo para matérias do seu curso e do seu turno).




Agora, relembrando:
1. Não. Sua matrícula no componente curricular não estará garantida se você for o primeiro a solicitar a inscrição na Matrícula WEB.
2. Não. A Matrícula WEB também não é garantia de inscrição em todos os componentes curriculares.
3. Sim. Você pode se matricular em disciplinas de outros cursos e do turno oposto. Isso é feito no Ajuste (Lixão).
4. Não. Não precisa levar barraca, colchão inflável e peixeira para o Lixão, só precisa ficar atentx ao momento em que sua senha for chamada.
Lembrando sempre que todas as disciplinas poderão ser excluídas até o fim da segunda semana de aulas iniciadas (e a exclusão não fica registrada posteriormente no seu histórico escolar, olha que beleza!). Porém, após esse prazo, apenas será permitido o trancamento, que poderá ocorrer, sem a necessidade de apresentação de justo motivo, até o dia 14 de abril de 2015. Após tal período, o trancamento parcial ou total fora do prazo só poderá ser deferido se apresentado justo motivo. Tal procedimento não influencia no escore, mas é critério de desempate no escalonamento para a matrícula, além de ficar registrado no seu histórico escolar.
Esperamos que este tutorial contribua para menos transtornos na matrícula 2015.1. Estamos à disposição para maiores informações e esclarecimentos, preferencialmente por meio do perfil da Gestão Baobá (https://www.facebook.com/profile.php?id=100006190173250&fref=nf).


AGORA SE LIGUE AÍ, QUE É HORA DA REVISÃO:

1.       MATRÍCULA WEB – de 12.01.2015 a 18.01.2015.
2.       MATRÍCULA PRESENCIAL – de 28.01.2015 a 04.02.2015.
3.       AJUSTE (LIXÃO) – de 05.02.2015 a 20.02.2015.


- Links importantes:

Guia de Matrícula: 
Lista de horários e professores que ministrarão as disciplinas. Caso você não consiga abrir o link, saiba que o Guia já está disponível no perfil da Gestão Baobá no facebook:

Meu Horário: 
Serviço que ajuda x estudante a visualizar, mais ou menos, como será o quadro de horários com as disciplinas escolhidas.

Créditos pelo Tutorial: Diretório Acadêmico Plínio Moura da Faculdade de Economia da UFBA (Gestão Athena).

(Publicado em: 15/01/15)

Guia de matrícula atualizado

A Gestão Baobá vem disponibilizar o guia de matrícula atualizado, relativo ao semestre 2015.1, que não foi publicado na SUPAC.
Desejamos a todxs uma matrícula web tranquila.

https://www.dropbox.com/s/4ary526ztvcmk95/Guia%20de%20matricula%20atualizado20150112092321070.pdf?dl=0

(Publicado em: 12/01/15)

Primeiros problemas relacionados à matrícula 2015.1

A Gestão Baobá vem comunicar que esteve buscando solução dos problemas que surgiram na matrícula 2015.1.
Primeiramente, os guias de matrícula publicados não estavam concluídos, devendo ser estes desconsiderados como qualquer parâmetro, uma vez que, novo Guia de Matrícula foi elaborado e enviado à SUPAC no último dia 07. Os departamentos informaram que cabe a SUPAC publicá-los, o que ainda não foi realizado. Dessa forma, a representação também aguarda o resultado da reelaboração dos Guias parciais.

No dia 08 de janeiro , a representação estudantil esteve reunida com o Coordenador do Curso para tratar sobre todo o processo de matrícula. Em reunião, ficou acordado que alunxs que tenham qualquer pendência na web poderão comparecer a matrícula presencial, e posteriormente ao LIXÃO, que tem como finalidade principal a escolha de matérias em turno oposto.
Estaremos acompanhando todo o processo de matrícula, auxiliando o Colegiado e alunxs para que a matrícula seja menos sofrível.
Informamos, ainda, que nos próximos dias disponibilizaremos um tutorial para auxiliar na realização da matrícula 2015. É uma ferramenta importante para ser lida e posta em prática.
Até lá!

(Publicado em: 10/01/15)

Divulgação de grupo de estudo do professor Ponciano

É sempre válido, como alunx, refletir e pensar a essência do direito, discutir a justiça e questionar o poder. Neste sentido, o professor Ponciano criou um grupo de estudos "Poder, Direito (e Justiça)". Maiores informações acerca dos assuntos e datas das reuniões com o professor Ponciano.

(Publicado em: 19/12/14)

Apoio à Ocupação da Reitoria

Segue nota publicada pelo DCE no dia 19/12/14:

Os Centros e Diretórios Acadêmicos da UFBA – enquanto entidades de representação estudantil na luta por uma universidade mais justa - manifestam seu apoio à Ocupação da Reitoria pelos estudantes no dia 15.12.2014.
O semestre na Universidade caminha para o término mas os problemas das e dos estudantes está longe do fim. As dificuldades enfrentadas pelas Instituições Federais de Ensino em sua administração e estrutura física são históricas e o que tem sido feito ao longo desses anos é apenas um “apagar do incêndio”. Apontam soluções para problemas imediatos mas não buscam resolver os problemas a longo prazo.
O governo federal prevê um corte no orçamento para a educação em 2015. Esse corte é inaceitável! Por isso os desafios para a educação brasileira serão ainda maiores nos próximos períodos. Precisamos pautar cada vez mais lutas, em nível nacional, em defesa da qualidade da educação em nosso país!
Um desses desafios é a situação da Assistência Estudantil. No último final de semana (14 e 15 de dezembro de 2014) após as fortes chuvas em Salvador, a Residência 1 localizada no Corredor da Vitória alagou. Houve perda de alguns bens materiais, além da impossibilidade de concluir um semestre inteiro de dedicação e muito esforço. As bolsas (alimentação, auxílio-moradia, pesquisa e etc) também tiveram grandes atrasos. Esses problemas colocam nossa vida e formação acadêmica em risco. O corte das bolsas CAPES, por exemplo, aconteceu em mais de 8 estados do país.
A assistência Estudantil nunca foi prioridade nas universidades e não seria diferente na UFBA. Para afirmar isso é só observar ao nosso redor: muitos problemas, poucas soluções. Em tempos de restrições orçamentárias, por que a Assistência Estudantil é sempre a principal afetada? Por que outros setores da Universidade não são tão afetados? Por que o ônus dos problemas sempre recaem para bolsistas e residentes?
Para enfrentar os desafios que virão surge uma dúvida: A Reitoria continuará fortalecendo os setores que lucram com a Universidade em detrimento da garantia da permanência dos estudantes dentro dela?
Defendemos uma Universidade em que todas as pessoas que nela adentraram possam permanecer e concluir sua formação com a devida qualidade. Por isso a Reitoria da Universidade Federal da Bahia está ocupada por estudantes desde o dia 15 de dezembro de 2014. Exigimos da UFBA uma resposta que resolva os problemas de forma imediata mas que definam também soluções também a longo prazo. O jogo do “apagar do incêndio” não resolve nossos problemas! Exigimos compromisso e responsabilidade da Administração da Universidade com a vida das e dos estudantes!
Compromisso e prioridade com a Assistência Estudantil!
Assistência Estudantil é direito, não favor!

Assinam essa nota:

Centro Acadêmico de Ciências Sociais – Gestão Linha de Frente
Diretório Acadêmico de Psicologia – Gestão O Silêncio Atordoa
Diretório Acadêmico de Fisioterapia – Gestão MoveMente
Centro Acadêmico Bacharelado Interdisciplinar em Saúde
Centro Acadêmico de Nutrição – Herbert de Souza
Centro Acadêmico de Farmácia – Ferreira Gomes
Diretório Acadêmico de Enfermagem – Frederico Perez
Centro Acadêmico de Biologia
Centro Acadêmico de Odontologia – Jaime Bandeira
Diretório Acadêmico de Educação Física
CARB (Centro Acadêmico Ruy Barbosa) – Gestão Baobá
CACE&T – Gestão Integração
Centro Acadêmico de Filosofia
Centro Acadêmico do BI de Artes – Aquarela das Artes
Centro Acadêmico de Geografia – Novas Coordenadas
Centro Acadêmico do Bi de Humanidades – Amar e mudar as coisas nos interessa mais
Centro Acadêmico da Faculdade de Comunicação - Gestão Baobá
Diretório Acadêmico de Engenharia Sanitária e Ambiental
Centro Acadêmico de Engenharia Química
Centro Acadêmico de História – Luiza Mahin
Diretório Acadêmico de Museologia
Diretório Acadêmico de Engenharia Mecânica
Diretório Acadêmico de Minas
Diretório Acadêmico Engenharia Civil
Diretório Acadêmico de Engenharia de Computação
Diretório Acadêmico de Agrimensura e Cartográfica
Diretório Acadêmico de Engenharia de Produção
Diretório Acadêmico de Teatro
Diretório Acadêmico de Engenharia Mecânica

Convocação - Reunião 19/12/14

Reunião do Departamento de Direito Público
Informamos que no dia 19/12/2014, às 8:00h ocorrerá a Reunião do Departamento de Direito Público na qual constam em pauta assuntos de grande interesse do alunado, como o planejamento acadêmico do próximo semestre, os módulos de alunos em disciplinas e o curso intensivo de direito eleitoral.
A representação estudantil estará lá e conta com a presença dxs demais alunxs para poder defender as melhores propostas para xs estudantxs.

(Publicado em: 17/12/14)

Sobre o "Sambaobá"

Não é só de treta que a Gestão Baobá vive, companheirxs! A ocupação estudantil no espaço universitário deve acontecer, também, de forma lúdica e descontraída.
Inspirada na cultura negra, a Baobá realizou a festa de encerramento do evento "VAMOS ABRIR A RODA: ENEGRECER!" Ao som do samba envolvente de Karol Freitas e sua intrépida trupe, o DCE sacudiu a poeira e deu a volta por cima! E que volta, hein!? O espírito malemolente tomou conta do salão e não deixou ninguém ficar parado!
Quando a roda abriu (e que abertura!), foi impossível não sambar! Foi um tal de Vitor Marques arrasando de um lado, Tailma Venceslau impondo respeito de outro e Clécio Cardoso mostrando o que é que o baiano tem de bom.
E sobre a oficina de turbantes no meio da festa, minha gente?! O que dizer!? TEN-DÊN-CIA! As mulheres ficaram ainda mais encantadoras com este adorno africano e os homens deram um "xô" no machismo e se enfeitaram também.
No mais, a Gestão agradece à todxs que nos brindaram com a presença e abrilhantaram, ainda mais, nossa fexta ixxxtourada!
Até semestre que vem, people!












(Publicado em: 12/12/14)

Sobre o evento "Vamos abrir a roda: enegrecer!"

Há uma semana, a Faculdade de Direito da UFBa sediou discussões importantíssimas para a pauta do movimento negro.
Em um meio acadêmico ainda racista e excludente, a Gestão Baobá, em parceria com o Programa de Direito e Relações Raciais realizou debates sobre temas como cotas nas universidade e no funcionalismo público, a mulher negra e o feminismo, a discriminação contra religiões de matrizes africanas e a violência contra a juventude negra.
Na última mesa, foi proporcionado ao público uma Aula Magna ministrada pelo professor Carlos Moore mediada pelo professor Samuel Vida. Mais do que nunca, a Faculdade de Direito está conectada com os debates do movimento negro e, finalmente, coloca o debate racial como pauta obrigatória nas suas discussões.
Agradecemos ao público por prestigiar e acreditar nas nossas bandeiras além de ocupar espaços importantes na faculdade.









Eleições DAMED - Apoio à Chapa Ubuntu

Em consonância com o ideal político de universidade pública, plural e inclusiva, a Baobá, atual Gestão do Centro Acadêmico de Direito, vem a público declarar seu apoio à Chapa 'Ubuntu: sou o que sou porque somos todos nós' nas eleições do DAMED - Diretório Acadêmico de Medicina.
Entendemos que a Ubuntu, tal qual a Baobá, se arvora em uma perspectiva de universidade que tem como pauta maior as bandeiras do combate às opressões, da permanência e assistência estudantil, da integração da universidade aos bacharelados interdisciplinares e a posição de combate ao pensamento conservador hegemônico nas instâncias universitárias.
Acreditamos como fundamentais a ocupação dos espaços acadêmicos por grupos progressistas em ambientes historicamente resistentes às mudanças dos nossos tempos, tal como as Faculdades de Direito e de Medicina, de maneira que não há espaço para recuo ou indecisão em se posicionar ao lado de quem acredita no que nós acreditamos.
Esperamos que a próxima gestão do DAMED seja mais uma parceira na luta por uma universidade menos desigual.
‪#‎SomostodxsUbuntu‬

(Publicado em: 07/12/14)

Convocação - Reunião 02/12/14

A Gestão Baobá vem relembrar xs alunxs da Reunião de Colegiado que acontecerá amanhã, às 10:00h, na sala 212. Serão discutidos os seguintes pontos:
1) Procedimentos de inscrição em componentes curriculares (matrícula) para o semestre letivo de 2015.1;
2) Julgamento de processos administrativos;
3) O que ocorrer.
Contamos com a presença de todxs!

(Publicado em: 01/12/14)

A COISA VAI FICAR PRETA!

Achou mesmo que o evento "Vamos abrir a roda: ENEGRECER!" não ia fechar com chave de ouro? Pois você estava enganadx! Vem aí a festa que vai fazer Nina Simone, Jimi Hendrix, Whitney Houston e Bob Marley ressuscitarem e dançarem a noite inteira! Até você, pobre e sofridx estudante em final de semestre, vai sair do seu modo zumbi de estudos, denegrir-se e requebrar à la Thriller!
QUANDO? 05/12/14 (sexta-feira)
ONDE? DCE - UFBa
QUE HORAS? 20h até você não puder pisar mais na avenida!
QUANTO? Oxe, tá doidx? Aqui a entrada é de graça!
Não tem desculpa pra não ir! Pode vir se esconder debaixo dessa saia ou dar a louca, arrancá-la e por no seu cabide.
DRIVER ROLL UP THE PARTITION PLEASE!


(Publicado em: 29/11/14)

VAMOS ABRIR A RODA: ENEGRECER!

Gestão Baobá, juntamente com o Programa Direito e Relações Raciais (PDRR), vem convidar a todos e todas para "ABRIR A RODA: ENEGRECER".
O Evento a ser realizado nos dias 02, 04 e 05 de dezembro, na Sala da Congregação da Faculdade de Direito, tem o objetivo de fomentar o debate sobre a questão racial, trazendo temáticas atuais e fundamentais para o empoderamento de toda a comunidade acadêmica.
Contamos com a presença de todxs!






(Publicado em: 26/11/14)

Evento do PDRR: "Cotas nas carreiras jurídicas"

O Programa de Direito e Relações Raciais (PDRR) da Universidade Federal da Bahia, está convidando toda a comunidade acadêmica para seu evento está sexta-feira (28/11), às 09:00, a ser realizado na Sala da Congregação da Faculdade de Direito. Contamos com a presença de todxs!


(Publicado em: 25/11/14)

Eleições do DCE

A Baobá vem comunicar que, no âmbito das eleições para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFBA, optou por não apoiar coletivamente nenhuma das chapas que disputam o DCE.
Entendemos que na ausência de uma chapa que possa abranger todos os nossos anseios, cada integrante deve ter a possibilidade livre de manifestar, de modo responsável, uma posição coerente com sua visão e com aquilo que deseja da Universidade.
Ao longo das últimas semanas nos reunimos com algumas das chapas que estão concorrendo ao pleito e como resultado desse diálogo, acreditamos que é preciso manifestar a nossa compreensão do momento.
Como grupo que se reconhece de esquerda, repudiamos qualquer discurso de pretensa neutralidade e repelimos, portanto, qualquer projeto político que não esteja arvorado no ideal de universidade pública, inclusiva, plural e socialmente referenciada. Uma universidade de pretxs, mulheres, pobres, índixs, gays, transgêneros, e que assim, somente assim, pode ser verdadeiramente uma universidade de todxs.
Qualquer grupo que não entenda essa pauta como central na universidade, ainda que o trate como coadjuvante, está alinhado, no nosso entender, a um projeto de educação que, muitas vezes de modo até inconsciente, reproduz um modelo excludente e elitista.
Ainda assim, qualquer discurso que queira se assumir com este objetivo, mas guarde em seu seio disparidades tão abismais de visões de mundo, não resguarda em si uma pluralidade política e sim uma aberração ideológica, que permite a possibilidade de que na disputa dos espaços internos vença o paradigma anacrônico do que não queremos mais. Quem nunca esteve historicamente do lado dxs oprimidxs deve mostrar mais que o mero discurso para que se crie o ambiente de diálogo construtivo e visionário. Para que se afaste de vez o conservadorismo.
Assim, nos posicionamos lado a lado com aquelxs que entendem a assistência estudantil como pilar fundante da universidade e ponto fulcral na vontade de se incluir mais pessoas com mais responsabilidade. Nos posicionamos lado a lado com aquelxs que entendem que é sim função do movimento estudantil levantar a bandeira do feminismo, dxs negrxs, dxs sem terras, dxs quilombolas, dxs LGBTs e mostrar que a universidade também está aberta para pretxs, pobres e putas. Porque defender o discurso contra-hegemônico não é cair na falácia de acreditar que todxs estão no mesmo lugar de fala, que o debate é igual para todxs.
O que nós queremos é um DCE que dê voz àquelxs que só em um passado recente têm tido a sua oportunidade de gritar: A UFBA TAMBÉM É NOSSA!


(Publicado em: 25/11/14)

A cor do direito


Sabe aquele assunto que você estudou para a prova da última semana? Pois ele tem cor. Mas não só isso. Tem traços europeus bem definidos. E uma estrutura conservadora que reproduz conceitos eleitos como corretos e que coloca cada um no seu devido lugar. A Faculdade de Direito da UFBa, centenária instituição de ensino, sabe muito bem como ensinar o direito branco de cada dia. E depois de dez anos dos bancos das salas de aula tomarem um banho de melanina, eis que surge a oportunidade da FDUFBa ter Departamentos mais coloridos, mais pretos de saber. É chegada a hora de um direito com mais cores ser ensinado e recontado para a comunidade acadêmica.
A Lei que instituiu cotas raciais nos concursos públicos federais irradiará efeitos no próximo certame para docentes efetivxs da Faculdade de Direito. Uma vaga de Direito Processual Penal e outra de Direito Civil serão preenchidas por afrodescendentes. Isso é uma vitória não só para quem luta diariamente pela aplicação da igualdade material, mas também para que seja dada a chance do direito ser apresentado por outro olhar, por um foco divergente e subversivo, a partir de novos atores e novas atrizes.
As cotas raciais não se justificam somente pelo argumento de reparação histórica, mas principalmente por olharmos para as esferas de poder, para os centros de produção acadêmica e não encontrarmos negrxs ali. Que as cotas sejam instituídas, aprimoradas e mantidas enquanto existir o racismo, principalmente nos concursos públicos dotados de alto grau de subjetividade em sua avaliação, como, por exemplo, os que possuem provas orais, que é o caso da seleção para docentes efetivxs na UFBa.
Embora ainda exista parcela conservadora na Universidade em relação à efetiva consolidação da igualdade, é vital e saudável que celebremos este grande momento. Mas não com um “muito obrigadx”, pois nenhum favor foi ofertado à parcela afrodescendente da sociedade, e sim como mais um passo de uma vitória que ainda se mostra distante. E não queremos apenas isso. É imprescindível que as cotas raciais cheguem também às seleções de pós-graduação, pois é aquele espaço a mola propulsora da produção acadêmica contemporânea e um dos maiores vilões que solidificam o encastelamento do direito.
Sejamos perseverantes. Pois se o direito tem cor, grande parte da sociedade não tem a cor do direito.

(Publicado em: 22/11/14)

Ainda é dia da Consciência Negra

Porque todo dia é dia de consciência negra.

"A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que fez e faz história
Segurando esse país no braço
O cabra aqui não se sente revoltado
Porque o revólver já está engatilhado
E o vingador é lento
Mas muito bem intencionado
E esse país
Vai deixando todo mundo preto
E o cabelo esticado
Mas mesmo assim
Ainda guardo o direito
De algum antepassado da cor
Brigar sutilmente por respeito
Brigar bravamente por respeito
Brigar por justiça e por respeito
De algum antepassado da cor
Brigar, brigar, brigar
A carne mais barata do mercado é a carne negra"


(Publicado em: 21/11/14)

Todo dia é dia da Consciência Negra

CADÊ DAVI FIÚZA!?

Até quando a população negra será vítima do genocídio institucionalizado pelo Estado? Quantxs jovens negrxs desaparecerão em abordagens de grupos de extermínios que vestem, indignamente, a farda policial? Quantas mães ainda chorarão por não saberem o paradeiro dx filhx? Quantxs ainda serão vítimas de autos de resistências lavrados com sangue? Quantxs jovens negrxs sofrerão violência de agentes negrxs da Polícia Militar e Civil? Até quando a doutrinação da academia de polícia será influenciada por práticas racistas?


Como diria sabiamente o rapper MV Bill na música Soldado Morto:
"Fato estarrecedor
Os inimigos são pobres e da mesma cor (vai vendo)
Enquanto a nossa carne é sublinhada por terra
Alguém mais poderoso se diverte com a nossa guerra"
QUEREMOS RESPOSTAS, QUEREMOS VIVA A NOSSA JUVENTUDE NEGRA!




(Publicado em: 21/11/14)

Todo dia é dia da Consciência Negra

Dando seguimento aos trabalhos referentes ao Dia da Consciência Negra, a Gestão Baobá exibirá a força da cultura afrodescendente nas artes!
Ao longo do dia, serão disponibilizados textos e músicas de artistas negrxs que falam da questão racial com punhos cerrados e o espírito combativo de modo a propiciar um enfrentamento lírico e criativo contra um oponente velado e cínico!

Boa sexta-feira e que comecem os trabalhos!


(Publicado em: 21/11/14)